Pular para o conteúdo principal

Estranhamento da realidade


Encaramos o mundo como tudo natural, como se as coisas e o mundo sempre fossem assim. É preciso "treinar o olhar" e construir um olhar sociológico para a realidade e esse se faz com base no estranhamento do cotidiano.
O olhar sobre as coisas no mundo não é neutro e sim cheio de "prenoções". É preciso quebrar a tal forma de olhar a realidade.
sobre como toda nossa visão da realidade está marcada por julgamentos, prenoções, sentimentos, preconceitos, que são influenciados pelas mediações das mídias, das escolas, das famílias, das religiões, dos partidos políticos, etc.
Para desenvolvermos a capacidade de pensar de forma crítica e autônoma precisamos nos afastar de muitas dessas mediações, temporariamente, colocá-las "entre parenteses", para observarmos a realidade e podermos analisá-la, comparar com o que pensávamos antes e chegarmos a novas conclusões. Dessa maneira formamos novos valores ou mantemos os que consideramos que são importantes para nossas vidas. Vamos assim consolidando um conjunto de valores que vão formar a nossa ética, que é a base para nossas tomadas de decisões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A técnica do DCD; Duvidar, Criticar, Determinar.

O Dr. Augusto Cury (psiquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor, com livros publicados em 40 países) apresenta em seu fabuloso livro Seja líder de si mesmo , uma técnica bastante positiva para superação dos conflitos existenciais. Ocorre que todos (uns mais outros menos) vivemos angústias e conflitos interiores, debatemo-nos em dúvidas, incertezas, indecisões e normalmente perdemo-nos em aparências ilusórias que alimentamos sob pretextos vários. Igualmente deixamo-nos dominar por pensamentos e posturas equivocadas de outras pessoas, esquecendo-nos de que todos guardamos o tesouro das possibilidades dentro de nós mesmos. Por outro lado, permitimo-nos escravizar por medos, neuroses, melindres, ressentimentos, mágoas e tudo o mais que o leitor já conhece do comportamento e das tendências humanas. Pois sugere o Dr. Cury que usamos a técnica do DCD, que significa D uvidar, C riticar, D eterminar. Sim, DUVIDAR das ideias dramáticas que muitas vezes alimentamos; DUVIDAR das circunstância...

O Conceito de Família no Século XXI | REDAÇÃO PERFEITA

 
  Caipira, o que é? Definição, principais características e cultura caipira O termo caipira representa a palavra de origem tupi, "caapora", que significa "morador do mato", homem do interior conhecido pelos causos.       Cercado por preconceitos, o termo caipira está no imaginário das pessoas como uma figura desprovida de informação, que vive isolada ou longe de todos os meios tecnológicos do mundo moderno. O termo, na verdade, representa a palavra de origem tupi, “caapora”, que significa “morador do mato”. Dessa forma, a cultura caipira representa uma parte fundamental da identidade do Brasil. Algumas definições mais recentes do termo caracterizam o caipira como os cidadãos que moram no interior de São Paulo. Porém, é possível encontrar características semelhantes em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Antes mesmo que os meios de transporte e comunicação interferissem no modo de vida das pessoas, os caipiras possuíam uma identidade própria. Além diss...