Pular para o conteúdo principal

Estudo da Bíblia: Gênesis Capítulo 9 (DEUS FAZ UMA ALIANÇA ETERNA COM A HUMANIDADE)


Versículos
Grupo de 1-7: A nova ordem do mundo
Nota nos versículos
2 – O homem é de novo abençoado e consagrado rei da criação, como nas origens, mas não é mais um reinado pacífico. A nova época conhecerá a luta dos animais com o homem e dos homens entre si. A paz paradisíaca só reflorescerá nos últimos tempos (Is 11,6).
6 – Todo sangue pertence a Deus (Lv 1,5), mas sobretudo o sangue do homem, feito à sua imagem. Deus o vingará, e delega, para tanto, o próprio homem: a justiça de Estado, e também os vingadores do sangue” (Nm 35,19).
Referências
Gn 1,28 Deus os abençoou e lhes disse: “Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a; dominai sobre os peixes do mar, as vês do céu e todos os animais que rastejam sobre a terra”.
Gn 1,29 Deus disse: “Eu vos dou todas as ervas que dão semente, que estão sobre toda a superfície da terra, e todas as árvores que dão semente: isso será vosso alimento.
Dt 12,16 o sangue, porém, não o comereis: tu o derramarás por terra como água.
1Tm 4,3 eles proíbem o casamento, exigem a obstinência de certos alimentos, quando Deus o criou para serem recebidos, com ação de graças, pelos que têm fé e conhecem a verdade.
Lv 1,5 Em seguida imolará o novilho diante do Senhor, e os filhos de Aarão, os sacerdotes, oferecerão o sangue. Eles derramarão por todos os lados, sobre o altar, que se encontra à entrada da Tenda da Reunião
Ex 20,13 Não matarás.


Versículos
Grupo de 8-17
Nota nos versículos
9 – A aliança com Noé, cujo sinal é o arco-íris, estende-se a toda criação; a aliança com Abraão, cujo sinal será a circuncisão, interessará somente aos descendentes do Patriarca (Gn 17); sob Moisés, ela se limitará a Israel, exigindo, em contrapartida, a obediência à Lei (Ex 19,5; 34,27-28; 27,7-8) e sobretudo a observância do sábado (Ex 31,16-17).
Referências
Gn 1,26 Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem, como nossa semelhança, e que elas dominem sobre os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos, todas as feras e todos os répteis que rastejam sobre a terra”.
Gn 6,18 Mas estabelecerei minha aliança contigo e entrarás na arca, tu e teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo.
Eclo 44,18 Com ele foram estabelecidas alianças eternas, para que ninguém mais seja aniquilado por dilúvio.
Is 54,9-10 Como nos dias de Noé, quando jurei que as águas de Noé nunca mais inundariam a terra. Porém meu amor não mudará, minha aliança de paz não será abalada, diz o Senhor, aquele que se compadece de ti.
Ez 1,28 a aparência desse brilho, ao redor, era como a aparência do arco que, em dia de chuva, se vê nas nuvens. Era algo semelhante à Glória do Senhor. Ao vê-la, caí com o rosto em terra e ouvi a voz de alguém que falava comigo.
Ap 4,3 O que estava sentado tinha o aspecto de uma pedra de jaipe e cornalina, e um arco-íris envolvia o trono com reflexo de esmeralda.

Versículos
Grupo de 18-28: Noé e seus filhos
Nota no subtítulo
Conjunto formado por uma notícia genealógica, um relato mais desenvolvido, e indicações cronológicas sobre a duração da vida de Noé depois do dilúvio, que poderiam ser o início da tábua das nações. Os nomes dos três filhos de Noé, Sem, Cam e Jafé, e a própria ordem parece um dado fixo da tradição. O inciso “Cam, pai de Canaã”, da notícia inicial prepara o relato de 20-27 e por fim sua maldição (v.25).
Nota nos versículos
22 – Cam não será mais mencionado e Canaã será o objeto da maldição dos versículos 25-27. Provavelmente seu nome figurava apenas no relato tradicional. Conforme o relato (v.24), Canaã era o mais jovem dos três filhos de Noé, e a ordem portanto deveria ser Sem, Jafé e Canaã.
25 – as bênçãos e as maldições dos Patriarcas são palavras eficazes que atingem um chefe de linhagem e se realizam em seus descendentes: a raça de Canaã será submetida a Sem, antepassado de Abraão e dos israelitas, postos sob a proteção especial do Senhor, e a Jafé, cujos descendentes prosperarão à custa de Sem. A situação histórica seria a do reinado de Saul e do começo do reinado de Davi, ocasião em que os filisteus tinham invadido uma parte do território de Israel. Muitos dos Padres viram aqui o anúncio da entrada dos gentios (Jafé) para a comunidade cristã saída dos hebreus (Sem).
Referências
Gn 10,6 Filhos de Cam: Cuch, Mesraim, Fut, Canaã.

Os versículos de 1 a 6 relata a benção de Deus dada a Noé e sua família, deu a ordem a eles de povoar todo o planeta e, ao mesmo tempo, fez do homem senhorio do planeta tal como fora feito com Adão. Para os versículos de 7 a 17, Deus faz uma nova aliança com o homem, aqui representada pelo arco-íris. Por fim, nos versículos de 18 a 28, há o relato de o porquê e como fora a maldição de Canaã.

A raça humana deve muito a Noé porque Deus estava determinado a acabar com a existência dos seres humanos. Com base na aliança, fruto da inteira obediência e fé de Noé em Deus, este prometeu àquele que não haveria mais dilúvio no nosso planeta e também prometeu uma grande descendência a Noé. Essa promessa está válida desde então, concluímos assim porque vemos o arco na nuvem depois de uma chuva, o Arco Íris. Só pela existência desse não poderia haver dúvida da existência de Deus entre nós, bem como a existência do pecado.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, parágrafo 2417, Deus confiou os animais à administração daquele que criou à sua imagem. É legitimo o homem servir-se dos animais para a alimentação e a confecção das vestes. Podem ser domesticados, para ajudar o homem em seus trabalhos e lazeres. Também, pode-se utilizar dos animais para fazerem experimentos médicos e científicos, desde que permaneçam dentro dos limites razoáveis e contribuírem para curar ou salvar vidas humanas. O problema é que muitos não consideram essa aliança verdadeira e com suas histerias tentam colocar a vida animal e a flora acima dos valores humanos. O que é uma revolução e revolta contra o desejo de Deus feito na aliança.

Noé amaldiçoa a descendência de Cam (Gn 9,25-29). Isso sugere que o Patriarca tem o poder de abençoar e amaldiçoar. Não somente o patriarca, mas também o pai e a mãe e a Igreja. Para o dicionário da língua portuguesa, amaldiçoar significa lançar maldade, maldizer, condenar, reprovar. No contexto da passagem bíblica, Canaã foi amaldiçoado por provocar a embriaguês em Noé, o que ficou nu dentro de sua tenda. Haja vista como Noé fora humilhado por Cam, o filho deste sofreria da mesma maneira que Noé. Daí percebe-se como é importante honrar pai e mãe independente de qualquer situação, se não, não terá vida longa. Já sabemos que todos cometem erros, mas muitas vezes ignoramos a nossa tarefa de ajudar o próximo na sua limitação. Cam errou também, ele deveria honrar seu pai e não desonrar.
Como nos dias de Noé, quando jurei que as águas de Noé nunca mais inundariam a terra. Porém meu amor não mudará, minha aliança de paz não será abalada, diz o Senhor, aquele que se compadece de ti (Is 54,9-10).
Cesar A.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A técnica do DCD; Duvidar, Criticar, Determinar.

O Dr. Augusto Cury (psiquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor, com livros publicados em 40 países) apresenta em seu fabuloso livro Seja líder de si mesmo , uma técnica bastante positiva para superação dos conflitos existenciais. Ocorre que todos (uns mais outros menos) vivemos angústias e conflitos interiores, debatemo-nos em dúvidas, incertezas, indecisões e normalmente perdemo-nos em aparências ilusórias que alimentamos sob pretextos vários. Igualmente deixamo-nos dominar por pensamentos e posturas equivocadas de outras pessoas, esquecendo-nos de que todos guardamos o tesouro das possibilidades dentro de nós mesmos. Por outro lado, permitimo-nos escravizar por medos, neuroses, melindres, ressentimentos, mágoas e tudo o mais que o leitor já conhece do comportamento e das tendências humanas. Pois sugere o Dr. Cury que usamos a técnica do DCD, que significa D uvidar, C riticar, D eterminar. Sim, DUVIDAR das ideias dramáticas que muitas vezes alimentamos; DUVIDAR das circunstância

O Conceito de Família no Século XXI | REDAÇÃO PERFEITA

 

ERA VARGAS - Resumo Desenhado - apoio de pesquisa para o 9ºA