Pular para o conteúdo principal

VOCÊ SABE O QUE É OUTUBRO ROSA?

VOCÊ SABE O QUE É OUTUBRO ROSA?

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

SOBRE O CÂNCER DE MAMA
 
O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

A IMPORTÂNCIA DA MAMOGRAFIA Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

 De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas em 2020, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.

HISTÓRIA
     
O movimento teve início no ano de 1990 em um evento chamado "Corrida pela cura" que aconteceu em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation. O evento ocorria sem que houvessem instituições públicas ou privadas envolvidas. A medida em que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, até se espalhar para o resto do mundo. A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Com a iluminação corde-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista. A partir de 2008, iniciativas como essa tornaram se cada vez mais frequentes.

Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem: a prevenção é necessária.

CONCLUSÃO
 
Portanto, o objetivo principal do Outubro Rosa é atrair atenção para o câncer de mama, para a importância do diagnóstico precoce e para o tratamento adequado da doença. Incentivar as pessoas que moram com você a ficarem sobre alerta, certamente é uma boa oportunidade para que essa doença não prejudique a sua família. 

 

 Fonte do texto:  www.roche.com.br / Outubro

Rosa na Roche (Adaptado por Tudo Sala de Aula)

 

_______________________________________

 

ATIVIDADES SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU


1. A criação do Outubro Rosa teve como principal objetivo:

a)  incentivar o tratamento da doença pelo SUS.

b)  estabelecer metas para o impedimento da doença.

c)  atrair a atenção das pessoas sobre o câncer de mama. 

d)  impedir a manifestação do câncer nas mulheres. 

 

2. Sobre o surgimento do Outubro Rosa no Brasil, é possível concluir que a sua fundação está relacionada principalmente: a) à cura do câncer.

b)  à prevenção do câncer.

c)  aos procedimentos cirúrgicos.

d)  ao acompanhamento da doença.

 

3. Não está relacionada à campanha do Outubro Rosa:

a)  a informação.

b)  a mobilização.

c)  a publicidade.

d)  a imprudência. 

 

4.  Segundo o texto, o que ocorre durante o Outubro Rosa?

_______________________________________

_______________________________________

_______________________________________

 

5.  O que é o câncer de mama?

_______________________________________ _______________________________________

_______________________________________

_______________________________________

6.  Segundo o texto, diagnosticar o câncer precocemente:

a)  aumenta a possibilidade de atendimento hospitalar.

b)  diminui as oportunidades de cura da doença no início.

c)   é um método para erradicar essa doença no

Brasil.

d)  amplia as oportunidades de recuperação da doença.

 

7.     De acordo com o texto, o que tem sido um fator de risco para as mulheres brasileiras?

_______________________________________ _______________________________________

_______________________________________

 

8.     Em que país surgiu a campanha de conscientização do câncer de mama?

_______________________________________

_______________________________________

 

9.     A primeira ação de conscientização do combate ao câncer de mama no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Que atividades foram desenvolvidas que visaram essa conscientização? 

_______________________________________ _______________________________________ _______________________________________

_______________________________________

 

10.  Assinale a alternativa FALSA:

a)            A informação é a melhor arma para o combate ao câncer de mama.

b)            Uma alimentação saudável ajuda na qualidade de vida das mulheres.

c)            A realização de exames é um aspecto de risco para as mulheres.

d)            O medo de receber um diagnóstico indesejado, afasta a paciente da prevenção.

 

11. Que tal fazer um cartaz de mobilização para o combate ao câncer de mama? produza uma propaganda sobre o Outubro Rosa.



 

 

 



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A técnica do DCD; Duvidar, Criticar, Determinar.

O Dr. Augusto Cury (psiquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor, com livros publicados em 40 países) apresenta em seu fabuloso livro Seja líder de si mesmo , uma técnica bastante positiva para superação dos conflitos existenciais. Ocorre que todos (uns mais outros menos) vivemos angústias e conflitos interiores, debatemo-nos em dúvidas, incertezas, indecisões e normalmente perdemo-nos em aparências ilusórias que alimentamos sob pretextos vários. Igualmente deixamo-nos dominar por pensamentos e posturas equivocadas de outras pessoas, esquecendo-nos de que todos guardamos o tesouro das possibilidades dentro de nós mesmos. Por outro lado, permitimo-nos escravizar por medos, neuroses, melindres, ressentimentos, mágoas e tudo o mais que o leitor já conhece do comportamento e das tendências humanas. Pois sugere o Dr. Cury que usamos a técnica do DCD, que significa D uvidar, C riticar, D eterminar. Sim, DUVIDAR das ideias dramáticas que muitas vezes alimentamos; DUVIDAR das circunstância

O Conceito de Família no Século XXI | REDAÇÃO PERFEITA

 

ERA VARGAS - Resumo Desenhado - apoio de pesquisa para o 9ºA